Related Questions

Qual é o resumo de Geeta Saar e Bhagavad Gita?

O mistério de Bhagavad Gita em apenas duas palavras!

Interlocutor: Por que o Senhor Krishna disse a Arjuna para enfrentar a batalha de Mahabharata?

Dadashri: Naquele momento, o Senhor Krishna era o nimit para essas palavras. Arjuna foi vencido por apegos terrenos. Apesar de ter o dever (dharma) de um Kshatriya (aqueles destinados a desempenhar o papel de guerreiro), ele foi dominado pelo apego (moha) por seus irmãos e professores que estavam se passando por seus inimigos. Para remover essa ilusão, o Senhor Krishna advertiu Arjuna e disse: "Retire sua ilusão. Venha para o Seu dharma. Seja o Ser. Não se torne o fazedor ou não-fazedor do karma". O Senhor Krishna conhecia 'vyavasthit' e, portanto, o que quer que Ele proferisse estava no contexto das leis de vyavasthit, mas as pessoas não entendem isso e, por isso, questionam por que o Senhor sendo um Gnani diria: "Mate todos eles". Esta instrução foi aplicável para aquele momento, mas não foi uma instrução para a duração de toda a sua vida. Vendo todos os seus familiares ao seu redor, Arjuna foi tomado por apego e carinho. O Senhor Krishna sabia que seu apego era temporário e é por isso que o Senhor Krishna falou com ele como um nimit (o que não é o dono das palavras). Ele disse a Arjuna: "Você é um Kshatriya e seu parmanus (constituição de prakruti) é tal que eles não vão se abster de lutar. Isso eu posso ver no meu Gnan que seu vyavasthit é assim. Portanto, não tenha esse falso apego (moha). Para matar, execute suas ações sem apego. Não tenha esse ego de 'Estou matando todas essas pessoas'.

neminath

O Senhor Krishna alcançou uma visão interior divina (divyachakshu) do Senhor Neminath e somente depois deu instruções no Gita.

O Senhor Krishna está tentando dizer apenas duas palavras no Gita. As pessoas não conseguem entender essas duas palavras e é por isso que ele teve que criar o Gita inteiro e, para entender o Gita, as pessoas escreveram comentários. O próprio Senhor Krishna diz: "Apenas uma dentre mil pessoas entenderá o significado total ou evidente (sthool) do que estou dizendo no Gita. Entre milhares de pessoas, apenas uma pode entender o significado sutil (sookshma) do que estou dizendo”. Entre mil dessas pessoas, apenas uma pode entender o significado mais sutil (sookshmatar); dentre aqueles que entendem o significado mais sutil, apenas uma pode entender exatamente a essência (sookshmatam) do que estou dizendo. " (Um em um trilhão) Agora, entre três bilhões e meio de pessoas, quem se qualificaria para entender o que o Senhor Krishna estava dizendo? Somente aquele que se tornou o próprio Krishna, pode dizer o que o Senhor Krishna estava tentando dizer nas duas palavras. Ninguém mais pode. Hoje, 'nós' chegamos como Krishna, então, qualquer que seja o trabalho que você precise fazer, faça-o. O que o Senhor Krishna quis dizer? Quando uma pessoa morre, o que sai quando as pessoas dizem: "Ele deixou o corpo?" Isso, que sai, é o que é ‘o real' e o que fica para trás é a 'embalagem'. O que você vê com seus olhos físicos é a embalagem e o material (Alma ou Atma) está dentro. Existem variedades de embalagens. Alguns estão na forma de uma árvore, outros na forma de um burro, outros na forma de homem ou mulher, etc., mas o material, o conteúdo de cada um é o mesmo. A embalagem pode estar em qualquer forma; pode até estar estragado, mas um empresário não está realmente preocupado com a embalagem externa, ele está preocupado apenas com o material que está dentro. Da mesma forma, você deve fazer o darshan desse material (o Ser, o Senhor) dentro da embalagem (corpo).

O Senhor Krishna diz: "O 'material' que está dentro é exatamente o que Eu sou; este é verdadeiramente Krishna. Reconheça-O e você encontrará o que está procurando. Caso contrário, mesmo que você cante os versos do Gita por milhões de vidas, você não fará nenhum progresso. " Tudo o que o Senhor Krishna está dizendo é transmitido nessas duas palavras: ‘embalagem’ e 'material', mas essas pessoas chamadas inteligentes tentam encontrar o significado no Gita e publicar livros neste processo. Eles não sabem como extrair a essência de Sua mensagem e, em então, escrevem muitos comentários e críticas ao tentar extrair a essência. Eles fazem isso com suas próprias agendas intelectualmente orientadas (swachhand), a fim de ganhar reconhecimento e fama. Mas toda a intenção interna do Senhor Krishna está dentro dessas duas palavras.

Quando um jovem está na faculdade, seu pai escreve uma carta intensa: "Você não estuda e desperdiça meu dinheiro. Tudo o que você faz é assistir filmes e peças de teatro". O filho mostra a carta ao amigo e diz: "Veja como meu pai é? Ele é um animal. Ele é um homem revoltado. Ele é um homem revoltado, ganancioso e mão fechada". O jovem diz isso porque não entende o que o pai está dizendo. Ele não consegue entender a intenção interna de seu pai. A diferença de idade entre ele e seu pai é de apenas 25 anos e, no entanto, ele não entende a intenção de seu pai. Portanto, quem pode entender a intenção do Senhor Krishna após cinco mil anos? Quem pode revelar a intenção do Senhor Krishna? Apenas aquele que é o próprio Senhor Krishna pode fazê-lo. Quem pode revelar a intenção de Lorde Mahavir? Somente o próprio Lorde Mahavir! E a diferença de tempo entre Lord Mahavir e agora é de 2500 anos!

Nos velhos tempos, um filho compreendia o pai mesmo com uma diferença de idade de 25 anos, mas hoje em dia não se tem a capacidade interior de entender o que o pai realmente está tentando transmitir. Então, como alguém pode entender o que o Senhor Krishna estava tentando transmitir? Muito está sendo escrito sobre o Gita, mas o próprio autor não entende sequer o equivalente ao valor de um fio de cabelo sobre a essência do Gita. É como o cego guiando o cego. É tudo inútil. E é isso. No entanto, não está errado; está correto, mas é tudo comparável a um professor da primeira série. Aqui, ‘conosco’, as palestras que você ouve são comparáveis ao nível de doutorado. Esses comentários sobre o Gita são como o ensino no primeiro ano da escola. Só é possível obter informações completas sobre todas as escrituras por um Gnani Purush.

×
Share on